A ÚNICA VERDADE OU A VERDADE DA VERDADE?



Ocultismo é um termo geral para todo tipo de prática espiritual ligada a “conhecimento secreto”. A verdadeira força por trás do ocultismo é o diabo. O cristão não se deve envolver em ocultismo.
“Oculto” significa escondido, algo que não está à mostra. Assim, o ocultismo está relacionado com coisas “misteriosas”, a que supostamente apenas algumas pessoas escolhidas podem ter acesso. O ocultismo procura conhecimento e poder em coisas espirituais.
O ocultismo não é uma religião, mas é um termo geral para vários movimentos e várias práticas parecidas. Algumas práticas ocultistas são:
  • Feitiçaria, magia, encantamentos e simpatias
  • Adivinhação e tentativas de prever o futuro (cartomantes, astrologia, ler a mão...)
  • Contato com espíritos
  • Tentar falar com os mortos
  • Confiança em amuletos, objetos sagrados ou mágicos
  • Sacrifícios e rituais de iniciação em grupos espiritualistas
Todas essas práticas procuram poder ou conhecimento especial, que normalmente não está acessível aos homens.

O ocultismo e a Bíblia

A Bíblia condena práticas ocultistas. O ocultismo é detestável para Deus (Deuteronômio 18:10-12). O ocultismo afasta as pessoas de Deus, desviando sua atenção e sua fé para outras coisas.
Quem se envolve com ocultismo na verdade está se abrindo para a influência de demônios. As forças do diabo enganam, oferecendo conhecimento e poder para levar à destruição. No jardim do Éden, o diabo convenceu Adão e Eva a pecar, dizendo que assim iriam encontrar conhecimento oculto! - Gênesis 3:4-5
Todo verdadeiro conhecimento e poder vem de Deus. O ocultismo apenas pode imitar (mal) esse poder. Comparado com o poder de Deus, o ocultismo é uma farsa!
Ao contrário do ocultismo, a Bíblia diz que a verdade está acessível para todos. Não é preciso ser muito sábio ou passar por vários rituais para ganhar conhecimento, sabedoria e poder. Deus revela Seu poder e Sua vontade claramente, sem ocultar (Deuteronômio 30:11-14). Deus oferece sabedoria de graça e de maneira simples e clara, através do evangelho.

Comentários