CCB - O testemunho do Irmão Francescon com respeito ao batismo




A Congregação acredita que para se salvar é preciso batizar... Mas o Ir. Francescon não ensinou nada disso...
O batismo salva?
Depende do que você entende por salvação. 1 Pd 3:21 diz que o batismo salva. Só que não é a salvação da alma, não é a isenção de uma pena judicial, mas a salvação do que nos cerca. O batismo coloca a pessoa numa nova esfera de responsabilidade e testemunho. Poderíamos dizer que é "salvo" de ser pagão (mesmo que continue incrédulo). 

Ao batizar alguém você o traz para dentro da grande casa da profissão cristã (mesmo incrédulo). Ele recebe sobre si o nome de Cristo e passa a ter responsabilidades quanto a esse nome. Num certo sentido, se permanecer incrédulo, sua culpa torna-se ainda maior. Assim, quando Cristo voltar, os países cristãos sofrerão maior juízo do que os países pagãos, como China, o bloco Árabe, Índia, etc. O Ocidente se tornará habitação de chacais durante o Milênio, enquanto Egito e Assíria (hoje pagãos) serão abençoados com Israel e irão a Jerusalém para adorar.

Fugi um pouco do assunto, mas espero para edificação de alguns. A salvação pela fé é a salvação judicial. É Deus não lhe imputando o que você merece. É a fé lhe ser imputada como justiça (leia Rm 4). Você jamais entenderá o evangelho da graça de Deus se não entender Romanos. Se parar na Lei, perde o resto. Se parar nos Evangelhos, recebe o bendito conhecimento da Pessoa de Cristo, mas nada sobre a Igreja. Você não entendera' a Bíblia se não for até as ultimas revelações de Deus que foram dadas a Paulo (relacionadas à Igreja) e a João (das coisas futuras no Apocalipse).

Direto na sua pergunta. "Pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vos; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie". Ef 2:8,9 A Palavra de Deus afirma que a salvação é pela graça de Deus por meio da fé, obviamente nAquele que morreu na cruz, em Cristo e Sua obra expiatória. Expiar significa purgar, retirar o pecado que nos impedia de ter acesso à presença de Deus. Com isto em mente, pergunte a si mesmo: O que ele retirou de você na cruz?.

A graça de Deus está disponível a todos. "Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes." 1 Pd 5:5. Ser humilde é ser nada diante de Deus. É reconhecer-se um lixo, um pecador perdido necessitado de Salvação e aceitá-la integralmente vinda de Deus. É reconhecer que em mim não habita bem algum. É aceitar que Cristo morreu por mim porque eu não poderia fazê-lo. Se existir um átomo de confiança própria, de esperança numa auto-salvação, de anseio por reconhecimento do que você tem feito, então não existe a humildade (leia-se vazio ou rendição) que se exige para receber a graça de Deus. E se achar que já é humilde o suficiente, isso também não é humildade.
Deus é um Deus que perdoa incondicionalmente, por graça, não por barganha. Se reconheço que Ele é um Deus de graça, vou aceitar o perdão completo que Ele oferece. Para isso Cristo morreu. Ele não foi outro Tiradentes mártir, mas o Cordeiro substituto do homem no juízo. Ele morreu por você e por mim. Todos os sacrifícios do AT apontavam para o cordeiro inocente morto no lugar do pecador. Você aceita que Ele morreu em seu lugar? Você aceita que seus pecados foram colocados todos sobre Ele e que aquele corpo santo recebeu o juízo que você deveria receber? Você se reconhece incapaz de uma auto-salvação rendendo-se à infinita graça de Deus e aceitando o perdão gratuito que Ele está oferecendo a você neste exato momento?

Comentários