Ediney da Silveira e a triunidade de Deus Parte 2



Nosso precioso Ir. Edney da Silveira escreveu: Se Deus fosse mais do que um vc acha que os judeus recitariam os Shema proclamando que Deus é Hum na hora que acordam e na hora que dormem ?
MEUS COMENTÁRIOS: em Dt 6:4 onde lemos: “Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único (אֶחָד echad) Senhor.” (Deuteronômio 6:4)
Na língua hebraica há duas palavras para um, único.
אֶחָד echad – que indica uma unidade composta.
יָחִיד – que indica uma unidade absoluta

.
O texto sagrado ensina que Deus é único. A Palavra “único”, no original hebraico é אֶחָד (echad) e está no construto (corresponde ao infinitivo na língua portuguesa e que relativiza o tempo).
Se essa unidade fosse absoluta, a palavra correta aqui seria יחיד (yachid), a mesma usada em Gn 22:2: “Toma agora o teu filho, o teu único ( יחיד yachid) filho, Isaque...” para a unidade absoluta. Acontece que echad é uma unidade composta, é a triunidade de Deus.
Observe este exemplo: Como pode marido e mulher serem “uma (אֶחָד echad) só carne”?
É o que você lê em Gêneses 2:24.
Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma (אֶחָד echad) carne.” (Gênesis 2:24)
O fruto da videira se apresenta em cachos. Um cacho tem várias uvas. Assim, encontramos a mesma palavra, אֶחָד (echad) na descrição das amostras colhidas pelos israelitas quando adentraram a terra prometida.
Depois foram até ao vale de Escol, e dali cortaram um ramo de vide com um (אֶחָד echad) cacho de uvas, o qual trouxeram dois homens, sobre uma vara; como também das romãs e dos figos. Números 13:23
.
BEM, MAS ISTO NÃO É CONCLUSIVO POIS
Por boca de duas testemunhas, ou três testemunhas, será morto o que houver de morrer; por boca de uma (אֶחָד echad) só testemunha não morrerá. Deuteronômio 17:6

Há um (אֶחָד echad) que é só, e não tem ninguém, nem tampouco filho nem irmão; Eclesiastes 4:8
A palavra “um”, “uma” nestas passagens, é echad, a mesma de Dt 6:4.
Bem, mas negar a triunidade de Deus é negar também a divindade do Senhor Jesus.
E este é o grande problema pois, ao negar a divindade do Senhor Jesus... isto o faz um farsante e um enganador pois durante todo o seu ministério o Senhor Jesus se apresentou como Deus que se fez homem.
E isso condena a alma à perdição eterna.
porque se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados. João 8:24
.
Muito provavelmente, ao negar a triunidade de Deus o nosso Irmão também não crê na divindade e personalidade do Espírito Santo.

Comentários